COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

104 Anos Educando Gerações

Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Direction

Menu Style

Cpanel

 

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL

1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na pré-escola

• A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?

• O alvará sanitário está afixado em lugar visível?

• A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?

• Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?

• Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?

• Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?

• A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?

• Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?

• As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?

• Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de: - 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?

• 15 crianças de 3 anos?

• 20 crianças de 4 até 6 anos?

• As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?

• O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?

• A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?

• A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?

2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil

• Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.

• Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.

• Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.

• Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:  - que músicas cantou ou ouviu; - quais brincadeiras aconteceram; - que pinturas, desenhos, esculturas ela fez; - qual livro a professora leu; - que história a professora contou; - o que ela está aprendendo, entre outras.

3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil

• Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).

• Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.

• Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.

• Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

 

Fonte: Portal MEC - Ministério da Educação